terça-feira, 5 de agosto de 2008

Meme: Quando fala a Sétima Arte


A karina me passou esse Meme e eu, para respondê-lo, decidi apelar para o meu filme preferido. O Conde de Monte-Cristo.

Adaptação de um romance francês de Alexandre Dumas (pros incultos, o mesmo autor de "Os 3 Mosqueteiros"), o filme conta a história de um jovem pobre Edmond Dantes, um audacioso mas ingênuo marinheiro, é preso sob falsa acusação, em 1815, por ter ido à Ilha de Elba (primeira prisão de Napoleão), onde teria encontrado Napoleão em seu exílio. Na verdade, era vítima de um complô entre três pessoas interessadas: o juiz Villefort, filho do destinatário da carta de Napoleão, que mesmo atestando sua inocência, quis silenciá-lo; o seu amigo, Danglars, que desejava o posto de capitão do navio, já que Dantes recebeu o posto por mérito, e Fernand Mondego, amigo de infância de sua noiva que, em seguida, casou-se com sua amada, a catalã Mercedes (que, porém, nunca o esqueceu).


Ele é preso no Chateau D'Iff, e lá se torna amigo de padre, que engedram um meio para a sua fuga. Enquanto isso, o padre o intrui e o ensina esgrima. Pouco antes da fuga, o Padre morre, dando a Edmond um mapa que levava ao fabuloso tesouro de Spada, e ele jura que ao padre que vai usa-lo em sua vingança, tema do filme.

Enfim, o filme cheio de cenas fortes e frases dignas de serem cantadas em salmos, mas minha eleita é a frase com que Ferdinand, que estava em fuga, dá meia volta com o cavalo e retorna para combater Edmond:

"Eu não poderia viver em um mundo onde você tem tudo e eu não tenho nada"
O filme trata não só sobre vingança, mas tambem sobre traição e fidelidade. O filme é lindo. Quem não assistiu não sabe o que cinema. E dizem que o livro é incomparavelmente melhor, ainda não pude averiguar.

4 comentários:

Unknown disse...

Esse filme é ótimo!
Agora, sem dúvida o livro deve ser muito²²²²²³³³³³ melhor.
Nem dei valor logo que vi o título dele, mas quando comecei a prestar atenção na história, adorei.

KarinaK disse...

massa... Eu jah assisti ao filme... eh muuuuito bom msm!
ah! e reparei na frase da semana... mais interessante ainda!
Concordo plenamente com ela =)

Lucas disse...

Ainda não assisti esse, só cheguei a ver um trecho uma vez, mas não conhecia a história, parece mesmo ser bem interessante, vou procurar assistir. Sobre o livro isso é indiscutível, nunca haverá uma adaptação para o cinema melhor que o livro.

Unknown disse...

huaihaahaihui
Aquela cantada é ótima. A mulher dançou com ele a noite toda!!!! =D