sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Blind Spot


"Blind Spot", ou "Ponto Cego" da visão (na verdade são 2, um em cada olho) é aquele ponto em que nossa visão é falha. "Como assim minha visão é falha?!?!? Eu nem sou míope!!!". Ahá, isso demonstra que confia nos sentidos mais do que deveria confiar (se bem que, se não podemos confiar nos nossos sentidos, em que confiaremos?). Observe:
Feche seu olho esquerdo e olhe fixamente para a cruz com o olho direito. Aproxime-se da tela. Vá se aproximando mais (a distancia é mais ou menos de um palmo). A Bolinha sumiu né? Pois é, esse é o "Ponto Cego" do seu olho direito. Ele corresponde a Papila Óptica, a estrutura em que surge o nervo óptico e por onde entram e saem (respectivamente) as artérias e veias que suprem a retina. Como nessa região não há estruturas fotosensíveis, ela é cega.
A mancha amarela é a Papila Óptica. Gente, esse um olho com retinopatia diabética, por isso que as bordas estão meio escuras, mas relaxem...

"Então por que não vemos 2 buracos pretos no nosso campo visual?!" O cérebro modula todos os nossos sentidos. É isso que nos faz ignorar aquele barulho do ar-condicionado durante a aula, ao ponto de nem percebermos que está ligado. Ignorar inclusive o cheiro dos nossos produtos intestinais, como diz meu pai, enquanto realizamos "aquele trabalho inadiável de natureza personalíssima". No caso da visão, saiba que a maior parte do que vemos, nosso cérebro que inventa. A menos que tu analize copiosamente o objeto do teu interesse, sempre suspeite da possibilidade do teu cérebro te ludibriar... Apesar de que, coitadinho, ele só faz isso com coisas que ele (e "ele" significa também "nós". O que nós somos além do cérebro? Resposta: muito pouco) não julga importante, e ele só tenta tornar o mundo um lugar reconhecível e navegável.
Digam-me... O que vocês vêem na figura acima?

*Quem quiser saber mais sobre o Blind Spot e ver experiencias bem mais interessantes, e é claro, souber um pouquinho de inglês, entre aqui

7 comentários:

KarinaK disse...

bem, essa imagem já velha...
tipow, nós (com mente "poluída") vemos um casal se "pegando" e talz... mas se mostrarem a figura para crianças, elas vêem 09 golfinhos... (ohhhh q bonitinho... ¬¬)
e quanto a imagem da cruz e da bolinha... se eu seguir os passos q vc indicou a bolinha some já bem no inicio, mas se eu for me aproximando da dela ela REaparece... estranho?! Hum... não sei!

The Chaos King disse...

HUAuhauhuhauhuahuhauhauha...
Muito Gestaltiano, mas interessante!
1: As bolinhas não somem comigo, isso eh muito triste!!!!! Será outra variação anatômica?

2: Não consigo ver os golfinhos, tentei com todas as forças, de todo modo, mas só vejo a garrafa e o casal! Será q eu sou muito lerdo????

UHAhuhuaauhuhauhauahuhauha...
Ótimo Post! Mas quando vc colocou "Blind Spot", pensei que ia falar de "Ponto Fraco!" (Weak Spot e Blind Spot são sinônimos em Inglês!)

Abraço!

Unknown disse...

Eitaaaa! Meu cérebro é safadinhooo, não posso dizer! haiuahiauhaaiuha
Eu sabia do ponto cego mas da criação do cérebro não. Eu hein! Seres humanos são estranhos! ;D

Anônimo disse...

ei eu estava procurando essa foto dos golfinhos há mto tempo (não os vi 1° confesso)..adoro ilusão de ótica, acho que nos decifra bastante, é mto do inconsciente..bjs

Lucas disse...

O ponto preto também não some comigo... como isso é possível? Eu preciso ter um ponto cego... xD

Sobre as imagens, eu tinha o link daquele site que o Robledo passou ano passado, além dessa têm muitas imagens sem noção lá, cm aquelas do estilo da que você colocou no post trancos e barrancos. Flws!


P.S. Pega o prêmio lá, esse nem é tão colorido assim, é só salvar a imagem e colocar na barra lateral como imagem também...

Gilmar Gomes disse...

essas imagens (e várias outras) são bnem phodas...

essa dos golfinhos eu já tinha visto...
eu fico me matando procurando um monte de golfinhos... heuehueheuheue
pacabá.

Anônimo disse...

Passando para informar o novo endereço da Coluna do Lorida:

gilgomex.wordpress.com