quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Angústia

Cada palavra tem um significado, e as vezes, pra descobrir o que uma delas significa é preciso estudar, procurar pela Etmologia dela, passar pela experiência que ela descreve ou ver o que ela significa (O que significa "Hipopótamo" pra quem nunca viu nem a foto de um?), as vezes pra entender mesmo, é preciso tudo isso de uma vez.

"Angústia" vem do latim "Angor", que por sua vez, significa "aperto". Então, quem tem uma Angústia Respiratória, sente um aperto, um peso no peito que não permite que ela respire adequadamente. Quem se diz simplesmente Angustiado, deve estar sentindo uma dorzinha no coração. Literalmente "Coração Apertado". Quase poético se não fosse tão ruim...

Pois significa, a menos que o cidadão esteja realmente infartando, que ele está com um sentimento de saudade, pesar, raiva, pena, impotência ou culpa (quem lembrar de mais um, por favor avise) tão forte e intenso, que se torna realmente algo físico.

Na pior das hipóteses, a pessoa (especialmente se for uma mulher de meia-idade) pode desenvolver a Síndrome do Coração Partido (Síndrome de Takotsubo), em que uma grande angústia sentimental provoca forte angina, disritmias cardíacas que predispõem a sucessivos infartos. Apesar do quadro aparentemente assustador, ela evolui bem.

De qualquer forma, depois de saber o que realmente significa, sentir na pele (ou no peito!!!), e ver outras pessoas na mesma situação, passei a demonstrar verdadeiro respeito e compadecimento a quem solta a frase "Estou angústiado...", naquele tom caracteristicamente desanimado e franzindo a testa como quem pede perdão...

Agora que vocês já sabem, pelo menos em parte. Tomem cuidado para não usar essa palavra levianamente. É sempre a morte de uma palavra quando ela perde seu significado original. "Ódio" já significou bem mais. "Amigo" também. Quiçá "amor", se é que este um dia existiu...

9 comentários:

Lucas disse...

[Primeiro]
xD

Síndrome do Coração Partido fica melhor que de Takotsubo... e estar angustiado é realmente angustiante (sinto muito mas não há palavra melhor pra definir angústia que angústia). Ótimo post, também gostei da frase da semana. Flws!

Anônimo disse...

Quiçá "amor", se é que este um dia existiu...
já disse....mto romântico o post... ei vc pdia me ajudar postando o poema do fernando pessoa e a teoria heartbreak.....
gostei...adoro..simplesmente adoro ficar pensando de onde as palavras se originaram...e acho lindo qdo tem um significado tão bonito qto aperto..

ei gostei do recado no meu blog (1º, 2º, 3º, 4º)...bjs

The Chaos King disse...

Pow, o Sr mandou muito bem mesmo, fiquei bastante atônito, brow...
Vcs devem se inscrever para o Nobel de Literatura mesmo, porque, cara, passou o senimento ao passo q falou dele.
Ah, também de um sentimento q faltou: Medo!
Bem, se ajudar, pode usar "Hojeririza" (se é q é com "j", não lembro!) já q todo mundo usa Ódio. É um nome não tão vulgarizado/popularizado e nem bonito!
Abraço!

KarinaK disse...

eeeee... Bom texto!!!
nossa, não tem como, enqt a pessoa ler o texto, não se relembrar de algum momento angustiante que já foi vivido...
Eu lembrei de um monte... e sentir angústia é terrível msm!!! =S

Filipe Veras disse...

Ryan. É "Ojeriza", com "j", mas sem "h". E tu também colocou um "ri" a mais.

Além disso, acho que o significado fica bem distante de "ódio". "Ojeriza" significa "asco", "repugnância".

Filipe Veras disse...

Mas realmente, faltou "medo". Valeu!

majv disse...

estou angustiado, e agora?

Unknown disse...

Eu me sinto angustiada em locais pequenos, sei que tenho princípios de claustrofobia, odeio multidões. Não sabia que ter muitas angústias podia me levar a desenvolver problemas cardíacos... talvez eu precise aprender a controlar minha ansiedade, meu nervosismo e minhas angústias...
Don't hot que o meu tempo pra postar está escasso mas não vou abandonar o blog!
beeesos

Anônimo disse...

Perdi uma pessoa, embora ela esteja bem viva e perto de mim. Perdi-a por culpa da minha indecisão.Perdi o seu amor e a sua amizade, por isso este aperto que sinto. Procurei algo que defenisse o que sinto e achei este blog.Angustia é tudo o que vc escreveu e d´pi senti-la.
Parabéns pelo texto.